DRA é o órgão da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que se responsabiliza pelo registo dos estudantes na Universidade. Cabe à DRA dirigir, apoiar e supervisionar a realização de actividades de natureza organizativa e normativa, no âmbito do registo de toda a informação académica dos estudantes, de modo a permitir uma melhor organização do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, matrículas, actualização de matrículas, supervisão do processo de inscrições, emissão de documentos, cerimónia de graduação, autenticidade de documentos, para além dos descritos abaixo.

Sumariamente, compete à Direcção do Registo Académico a gestão administrativa dos processos de ensino-aprendizagem, mas também lhe compete a co-gestão dos benefícios sociais atribuídos ao corpo discente, em estreita colaboração com a Direcção dos Serviços Sociais.

Ainda é da competência da DRA lidar com as matérias concernentes a comunidade dos antigos estudantes (os alumni), intercâmbio académico de estudantes (em colaboração com o Gabinete de Cooperação), atendimento e orientação ao estudante e, finalmente, a relação com o sector produtivo e empregador, no provimento de informação sobre os graduados da UEM e sua inserção no mercado de trabalho.